Endereços: São Paulo I Diadema I São Bernardo do Campo I Santos

ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

A Arbitragem é um mecanismo onde as partes manifestam suas vontades em escolher um árbitro – terceiro imparcial e independente – para resolver o conflito. Essa decisão – sentença arbitral – tem a mesma força que a sentença judicial e não está sujeita a recurso.

A escolha do árbitro pode ocorrer de duas formas: pela cláusula compromissória, e pelo termo arbitral.

A Cláusula Compromissória é aquela estipulada por escrito e inserta num determinado contrato. Poderá ser firmado separadamente, porém referindo-se ao contrato principal. Dessa forma, as partes comprometem-se a submeter à arbitragem litígios que possam surgir relativamente àquele contrato, indicando a entidade que será competente para dirimir o conflito.

O Termo Arbitral também deve ser expresso por escrito, porém sem a necessidade de manifestação anterior, podendo ser firmado pelas partes declarando a vontade de que o litígio/conflito já surgido, envolvendo direito patrimonial disponível, deverá ser solucionado por meio de arbitragem, naquela entidade escolhida.

A Conciliação é um mecanismo voluntário, onde as partes escolhem uma terceira pessoa, neutra e imparcial, apta a intermediar as partes para auxiliá-las a encontrar uma solução para o conflito.

O Conciliador não decide o conflito. Ele oferecerá propostas visando por fim ao conflito. O resultado é uma transação, e documento assinado pelas partes será um título executivo extrajudicial.

A Mediação é um método de solução de conflitos voluntário onde as partes escolhem um terceiro que utilizará técnicas específicas, as quais permitirão às partes reestabelecerem o diálogo e a comunicação perdida no histórico do litígio.

O Mediador não decide o conflito, o que permite às partes interrompê-la a qualquer momento sem nenhuma consequência legal. Isso faz com que a mediação seja utilizada para tentar solucionar inclusive conflitos que já se encontram tramitando no Poder Judiciário, permitindo o alcance da transação, após a sessão de Mediação, com apresentação de termo a ser homologado nos casos já ajuizados perante o Poder Judiciário.

Tratam-se de meios de procedimentos alternativos e rápidos para solução de conflitos, sendo a atuação do escritório focada nas tratativas e negociações para o êxito do conflito por meio da conciliação ou da mediação, e caso não seja possível, atuamos na defesa dos interesses de nossos clientes adotando todas as medidas cabíveis naquela Câmara Arbitral.

Entre em contato hoje mesmo!

Fale com nossos especialistas, aqui podemos te ajudar

Perguntas

O que é mediação conciliação e arbitragem?
A Arbitragem é um mecanismo onde as partes manifestam suas vontades em escolher um árbitro – terceiro imparcial e independente – para resolver o conflito. Essa decisão – sentença arbitral – tem a mesma força que a sentença judicial e não está sujeita a recurso.

Relacionados

Olá preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp.

Controle de privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao aceitar ou continuar navegando neste site você concorda e declara estar ciente dos termos abaixo: Políticas de privacidade